50 anos depois: Revivendo o grande incêndio na Serra de Sintra

A REVIVER MAIS homenageou, no passado dia 22 de Outubro, os combatentes do grande incêndio na Serra de Sintra, organizando para o efeito uma conferência evocativa, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra.

O evento decorreu na Sala da Nau do Palácio Valenças, perante alguns daqueles que, entre 6 e 12 de Setembro de 1966, tudo fizeram em defesa de um património natural e cultural de insofismável valor. 

Fotos: José Manuel G. Neto | Marques Valentim

Antes das intervenções dos dois conferencistas convidados, interveio, em nome da REVIVER MAIS, o Presidente do Conselho de Administração Executivo, Luís Miguel Baptista, que saudou os presentes e explanou os propósitos da iniciativa:

"Há 50 anos, em diferentes pontos da área serrana que nos envolve, os bombeiros do concelho de Sintra, em particular, e do distrito de Lisboa, em geral, sem esquecer, também, os das cidades de Leiria, Caldas da Rainha e Elvas, foram submetidos a uma autêntica prova de esforço.
Neste momento, a escassos metros do edifício do antigo quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Sintra, actual Museu das Notícias, local onde funcionou o quartel-general de combate e alerta, prestamos justa e pedagógica homenagem ao avultado número de combatentes - bombeiros e militares - dotados de inquebrantável coragem e abnegação - que então foram mobilizados para travar uma das mais tenebrosas e exigentes lutas contra o fogo que Portugal conheceu até hoje.
Alguns dos que aqui estiveram em 1966, estão hoje aqui connosco. Passados 50 anos responderam, de novo, à chamada, demonstrando que o espírito de bombeiro não se esfumou ao longo de meio século. De resto, ele está bem patente na galhardia com que envergam as suas fardas e as nobres insígnias de bombeiros do Quadro de Honra.
A Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, instituição particular de solidariedade social, também investida da responsabilidade moral e estatutária de preservar a memória colectiva e, desse modo, a identidade dos bombeiros portugueses, congratula-se e sente-se honrada com a presença de todos quantos quiseram associar-se a esta iniciativa, levada a cabo em parceria com a Câmara Municipal de Sintra."


(clique em cima das imagens para as ver no seu tamanho real)




Depois, foi a vez de se ouvir as emotivas palavras do Tenente-Coronel França de Sousa, na qualidade de Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, coligidas num interessante e desenvolvido trabalho retrospectivo que prendeu a atenção dos presentes e mereceu as melhores referências.

Intitulado "O Grande Incêndio de 1966 da Serra de Sintra: Relato de um Combatente", o referido trabalho será disponibilizado oportunamente neste mesmo site.

Seguiu-se a apresentação a cargo do Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Sintra, representado pelo Engenheiro José Jacinto, que versou "A Defesa da Serra de Sintra na Actualidade".

A moderação esteve a cargo do Comandante António Carvalho, Presidente da Federação de Bombeiros de Lisboa e Presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses, que elogiou a iniciativa e incentivou a REVIVER MAIS a organizar outros encontros como este.

A finalizar, teve lugar uma cerimónia presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Domingos Quintas, também em representação do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que a dado momento da sua intervenção enfatizou:

"É no passado que residem as nossas raízes e é ele também quem nos confere identidade e transmite aos outros quem fomos e o que, por conseguinte, somos.
Assim, é uma honra para mim poder saudá-lo pessoalmente, senhor tenente-coronel França de Sousa, agradecendo-lhe duplamente, quer o testemunho inestimável com que impregnou esta conferência e lhe deu uma autenticidade acrescida, quer sobre a forma como viveu esse drama de há 50 anos e a sua coordenação operacional enquanto comandante dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, quer pela narrativa que nos motiva, ainda mais, a tudo fazer para que tal horror não volte a ser possível acontecer.
De igual forma, saúdo os senhores comandantes José Alberto Caetano, dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, e Cristiano Santos, dos Bombeiros Voluntários de Loures, e demais quadros presentes e ausentes, prestando-lhes o meu reconhecimento pela forma como assumiram a coordenação dos trabalhos de extinção, evitando danos maiores."


(clique em cima das imagens para as ver no seu tamanho real)




A ocasião serviu ainda de pretexto para a entrega simbólica do prémio ao vencedor do Concurso para a Elaboração do Cartaz Promocional da REVIVER MAIS, o Bombeiro Paulo Alfredo de Almeida Simão, que recebeu, das mãos do representante do município de Sintra, uma placa com inscrição alusiva e, da parte do Presidente do Presidente do Conselho de Administração Executivo da nossa Associação, um diploma conferido por aquele órgão.

Entre outras entidades e personalidades convidadas, estiveram presentes na conferência, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, o 2.º Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, André Fernandes; pela Liga dos Bombeiros Portugueses, o Vogal do Conselho Executivo, Rui Rama da Silva; pela Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, o Presidente da Direcção, Comandante António Carvalho; pelo Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, o Capitão Emanuel Sousa; e pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, o Chefe José Franco.





> OUTRAS NOTÍCIAS