Homenagem ao saudoso dirigente João de Magalhães e Sousa

A Câmara Municipal de Sintra, em reunião ordinária privada realizada no passado dia 11 de Outubro, aprovou, por unanimidade, a atribuição do nome do saudoso dirigente João de Magalhães e Sousa (1933-2014) a uma das artérias da localidade de Mira Sintra, na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Homenageado enquanto "Associativista e Autarca", cabe, porém, à REVIVER MAIS, em bom rigor, divulgar e esclarecer sobre o seu valor e mérito ao serviço dos bombeiros portugueses, primeiro, no exercício das funções de Presidente de Direcção, e, depois, na condição de Comandante, nos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC).

Foto: Renato Mitra

Considerado como sendo um exemplo de dedicação, competência e da mais completa identificação com os princípios e valores do associativismo e do voluntariado em bombeiros, João de Magalhães e Sousa foi um dos fundadores da REVIVER MAIS, a 13 de Abril de 2002.

Sob a sua liderança, nos anos 80, os BVAC viram consolidar e progredir todas as áreas de actividade. Assim aconteceu nas Actividades Desportivas, com destaque para a conclusão/aperfeiçoamento das condições de utilização da Piscina; nos Serviços Clínicos, alargando-os a novas especialidades médicas; nos Serviços Administrativos, promovendo, pela primeira vez, a informatização dos mesmos; no Corpo de Bombeiros, onde, para além de bem relacionado com o Comando, facultou sempre todos os meios - mais aptos e mais modernos - conducentes à garantia da operacionalidade.

Contribuiu para o aumento do prestígio da Associação/Corpo de Bombeiros a nível nacional e proporcionou, através de uma gestão inspirada na cultura das boas práticas, que a instituição se mantivesse no topo entre as demais, nomeadamente, em termos de sustentabilidade económica e financeira.

As suas imensas qualidades levaram-no a ser reconhecido pelo prestigiado Comandante Artur Lage, após 35 anos na liderança do Corpo Bombeiros, como a única pessoa então preparada para o suceder, o que veio a acontecer. Foi Comandante entre 1989 e 1994. Mais tarde integrou, de novo, os órgãos sociais dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, presidindo ao Conselho Fiscal.

Em períodos distintos, exerceu cargos de responsabilidade no Conselho Fiscal da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), na Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, enquanto Delegado à Assembleia de Delegados da LBP, e como Coordenador do Secretariado das Associações de Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra.

Fez parte dos primeiros órgãos sociais eleitos da nossa Associação, na qualidade de Tesoureiro.

À data da sua morte, era Vice-Presidente do Conselho Fiscal, acompanhando em permanência e com invulgar atenção a actividade do Conselho de Administração Executivo, ao qual prestou, sempre, inestimáveis contributos objectivados pela afirmação e valorização do projecto social da REVIVER MAIS.

> OUTRAS NOTÍCIAS