Historial

A Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses foi fundada a 13 de Abril de 2002, em face de um encontro amigo de operacionais e dirigentes afastados da vida activa, realizado num restaurante perto da capital, mais precisamente na Buraca.

O evento envolveu cerca de 80 participantes, convidados aleatoriamente.

A ideia da organização do encontro partiu de José Manuel Lourenço Baptista, ex-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, e do Tenente-Coronel José Francisco do Rio França de Sousa, Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses.

Na parte final do encontro, que consistiu num almoço, o Tenente-Coronel França de Sousa, usando da palavra para se congratular com o expressivo número de participantes e o clima de amizade fraterna reinante, apresentou uma proposta prevendo a fundação da Associação dos Antigos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses.

A mesma não só foi de imediato aprovada por unanimidade e aclamação como considerou desde logo, naquele momento, fundada a referida Associação.

Nascia assim a REVIVER MAIS, designação adoptada pouco tempo depois, abrangendo elementos oriundos dos bombeiros voluntários, municipais, sapadores e privativos, tendo como objectivo:

"Fomentar através do estreitamento dos laços de camaradagem entre todos os que serviram 'com e sem farda', o espírito de corpo, bem como a valorização e manutenção dos ideais que no passado nos levaram a aderir e servir tão nobre causa."

Também no dia 13 de Abril de 2002 ficou estabelecido que a Comissão Organizadora elaboraria um projecto de estatutos, a ser presente em reunião geral de sócios fundadores, com realização durante o mês de Setembro, numa localidade do Centro do país.

Efectivamente foi cumprida tal incumbência, na Batalha, no Cine-Auditório da Câmara Municipal, concorrendo para o efeito o apoio logístico de Aurélio Gonsalves, Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários da Batalha, para além da própria autarquia, que em razão disso veio a ser distinguida com o título de Sócio Honorário.

A referida reunião teve lugar no dia 14 de Setembro, subordinada a uma ordem de trabalhos que compreendeu a apresentação, discussão e aprovação dos primeiros Estatutos da Associação e, ainda, a aferição dos pressupostos legais acerca da elaboração de listas e da eleição dos futuros órgãos sociais, em função da apreciação do primeiro documento.

Na oportunidade foi aconselhado, entendido e, como tal, aceite por todos, retirar da denominação da Associação a palavra "Antigos", quer de modo a evitar impedimentos à adesão de eventuais interessados no projecto, quer olhando a aspectos relacionados com a dinâmica de sucessão na vida interna das associações e corpos de bombeiros, muitas das vezes envolvendo o recurso a anteriores responsáveis.

A eleição dos primeiros órgãos sociais (triénio 2003-2005) ocorreu a 18 de Janeiro de 2003, na Guarda, nas instalações do Núcleo Empresarial da Região da Guarda, tendo aqueles a seguinte composição:


Mesa da Assembleia Geral

Presidente - Prof. Manuel Madeira Grilo 
Vice-Presidente - Augusto Pais Ferreira
1.º Secretário - Anselmo Augusto da Silva
2.º Secretário - Comandante QH Ludgero Soares Brás


Direcção 

Presidente - José Manuel Lourenço Baptista
Vice-Presidente - Comandante QH Tenente-Coronel José Francisco do Rio França de Sousa 
Secretário - José Manuel Serra Bugalho
Tesoureiro - João de Magalhães e Sousa
Vogal - Comandante QH Waldemar Carlos da Silva
1.º Suplente - Chefe Principal Vicente Martins Lourinho
2.º Suplente - Comandante QH Álvaro Tavares Ruivo


Conselho Fiscal

Presidente - Eng.º José António da Piedade Laranjeira
Vice-Presidente - Eng.º Albino Pinto da Silva
Secretário – Comandante QH Aurélio António Agrela Gonsalves
Relator - Comandante QH Major José António Almeida Ferreira
Vogal - Comandante QH Jesofredo Serra da Silva


A REVIVER MAIS teve a sua primeira sede social em Lisboa, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, onde hoje ainda funcionam os serviços de Secretariado.

Entretanto, por razões de expansão e pela cedência do terreno que a Câmara Municipal de Almada atribuiu à Associação, com o objectivo de ser construída, naquele concelho, a Casa do Bombeiro, houve necessidade de transferir a sede para o quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas.






Cronologia dos principais acontecimentos dos primeiros 10 anos da REVIVER MAIS

16.12.2002 - Celebração da escritura pública de constituição da Associação, passando por essa via a ter existência legal.

18.02.2003 - Publicação do extracto dos Estatutos da REVIVER MAIS no Diário da República (III Série, N.º 41).

19.10.2003 - Assembleia Geral Extraordinária em Coimbra, convocada com o objectivo de "reflectir sobre o actual momento dos bombeiros portugueses e a sua imagem pública".

17.04.2004 - Comemoração do 2.º aniversário da REVIVER MAIS, em Constância, nas instalações do Cine-Teatro Municipal. A ocasião prestou-se à apresentação pública do emblema de lapela da Associação, marcada pela imposição dos primeiros exemplares aos membros que integraram a Comissão Instaladora e, também, aos delegados distritais.

16.03.2005 - Coroando de êxito várias diligências levadas a cabo pela Direcção da Associação, com o apoio dos demais órgãos sociais, deu-se a aprovação, por unanimidade, em sessão da Câmara Municipal de Almada, da cedência de um terreno com 3 504m2, situado na Marisol, Charneca da Caparica, destinado à construção da Casa do Bombeiro.

16.04.2005 - Comemoração do 3.º aniversário da REVIVER MAIS, em S. João da Madeira, nas instalações do quartel operacional dos Bombeiros Voluntários locais, sendo entregues, pela primeira vez, diplomas de Sócio Honorário a entidades e instituições, como reconhecimento de relevantes serviços prestados.

05.06.2005 - Celebração da escritura de cedência do terreno destinado à construção da Casa do Bombeiro, em Almada, no decurso das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.

05.11.2005 - Reunida em Fajões, no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários locais, a Assembleia Geral toma contacto, pela primeira vez, com o ante-projecto da Casa do Bombeiro, da autoria do arquitecto António Janeiro, e aprova-o, por unanimidade.

15.11.2005 - Primeira reunião dos órgãos sociais com os delegados distritais, em Évora, nas instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro.

22.06.2006 - Celebração de protocolo entre a Liga dos Bombeiros Portugueses e a REVIVER MAIS, comprometendo-se a primeira a cooperar com a segunda, no âmbito das competências que lhe estão cometidas legalmente, a accionar os mecanismos consignados na Lei do Estatuto Social do Bombeiro, referentes à construção da Casa de Repouso do Bombeiro.
O acto de oficialização realizou-se em Almada, no Fórum Municipal Romeu Correia, integrado na sessão solene comemorativa do 4.º aniversário da Associação. 

10.12.2006 - Celebração de protocolo de cooperação entre a REVIVER MAIS e a NABUL, visando a "intensificação e o melhoramento das condições sociais dos bombeiros portugueses", cuja cerimónia teve lugar em Vila Nova de Poiares, nas instalações do quartel-sede dos Bombeiros Voluntários locais.

05.05.2007 - Comemoração do 5.º aniversário em Aveiro, nos Bombeiros Voluntários de Aveiro - Novos, com a participação, pela primeira vez, da massa associativa da NABUL.

19.09.2007 - Aprovação, por parte do executivo da Câmara Municipal de Almada, da prorrogação para o início da construção da Casa do Bombeiro e sua conclusão, por requerimento da REVIVER MAIS, devido à falta de disponibilidade financeira.

22.09.2007 - Assembleia Geral para apreciação, discussão e votação de uma proposta de alteração dos Estatutos, subscrita pela Direcção, realizada nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

27.10.2007 - Participação da REVIVER MAIS no Fórum Nacional dos Bombeiros Honorários, aproveitando a circunstância para fins promocionais do seu projecto social, mediante facilidade concedida pela Liga dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente a cedência de espaço institucional no respectivo stand. 

29.10.2007 - Lavrada escritura relativa à alteração introduzida nos Estatutos, aprovada na Assembleia Geral de 22 de Setembro de 2007, no 1.º Cartório Notarial de Competência Especializada da Guarda.

20.11.2007 - Publicação no Diário da República, 2.ª Série, N.º 223, das novas disposições estatutárias da REVIVER MAIS.

03.05.2008 - Primeira Grande Corrida de Toiros da Liga dos Bombeiros Portugueses, na Praça de Toiros do Montijo, em parceria com a REVIVER MAIS e a empresa "Aplaudir", realizada para angariação de fundos a favor da Casa do Bombeiro.

29.11.2008 - Assembleia Geral para alteração dos Estatutos, reunida em Trancoso, no Pavilhão Multiusos, de modo a Associação obter a qualidade de Instituição Particular de Solidariedade Social. Na mesma data e local, embora numa sessão realizada em diferente horário, foram eleitos os órgãos sociais para o triénio 2009-2011.

19.01.2009 - Subscrição de escritura notarial, efectuada na Guarda, relativa à alteração estatutária aprovada na Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2008.

24.01.2009 - Tomada de posse dos órgãos sociais para o triénio 2009-2011, no Montijo, nas instalações do Cine-Teatro Joaquim de Almeida.
A REVIVER MAIS presta homenagem aos Bombeiros Voluntários do Montijo, pela passagem do 100.º aniversário da sua fundação. 

23.05.2009 - Segunda Grande Corrida de Toiros da Liga dos Bombeiros Portugueses, na Praça de Toiros do Montijo, em parceria com a REVIVER MAIS e a empresa "Aplaudir", realizada para angariação de fundos a favor da Casa do Bombeiro.

01.02.2010 - Por despacho emitido pela Direcção-Geral da Segurança Social, a REVIVER MAIS obtém o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e é reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

14.06.2010 - Celebração de protocolo entre a Fundação INATEL e a REVIVER MAIS, "com vista a desenvolver uma cooperação institucional mútua quanto aos problemas do lazer, cultura e desporto, ligados ao aproveitamento dos tempos livres dos seus associados".

15.06.2010 - Difusão junto da massa associativa de "documento questionário", visando o levantamento de situações de precaridade económica e social.

30.10.2010 - Homenagem ao Comandante Henrique Amaro, o bombeiro mais antigo de Portugal, por ocasião do seu 100.º aniversário natalício, prestada no âmbito do 5.º Fórum Nacional dos Bombeiros Honorários, iniciativa realizada em Santarém, com a presença de cerca de 1300 participantes.

06.02.2011 - Reunião de trabalho entre os membros dos órgãos sociais e os delegados distritais, realizada no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Aveiro - Novos.

19.11.2011 - Assembleia Geral de eleição dos órgãos sociais para o triénio 2012-2014, seguida da tomada de posse, reunida em Paredes, no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários locais. 

> OUTRAS NOTÍCIAS