Clássicos passaram por Sintra: Missão cumprida!

Foram atingidos os objectivos estabelecidos pela REVIVER MAIS, ao lançar-se na organização da I Mostra de Veículos Clássicos de Bombeiros "REVIVER MAIS". 

O evento, que decorreu em Sintra entre as 10 e as 18 horas de Sábado, 10 de Setembro, mereceu a atenção de inúmero público, que durante todo o dia afluiu ao Terreiro da Rainha D. Amélia, configurado num verdadeiro "Quartel Aberto", para ver e apreciar o património histórico automóvel ali exposto.

Fotos: José Manuel G. Neto

O desfile, com percurso compreendido entre o quartel dos Bombeiros Voluntários de Sintra (BVS) e o local da Mostra, constituiu igualmente uma especial atracção, sendo a população despertada através do toque das sinetas e sirenes dos veículos participantes, sobretudo, quando da passagem em frente do edifício dos Paços do Concelho.

A saudação ao município e aos munícipes de Sintra foi presenciada e aplaudida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, Domingos Quintas, em representação da autarquia, e pelo Adjunto do Vereador da Acção Social, João Castanho, acompanhados do Presidente do Conselho Administração Executivo (CAE), Luís Miguel Baptista, e do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Baptista, bem como de outros dirigentes, convidados e sócios da REVIVER MAIS.

Honraram ainda a nossa Associação com a sua presença, nomeadamente no almoço servido nos BVS, o Vice-Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, Pedro Araújo, o Presidente da União das Freguesias de Sintra, Eduardo Casinhas, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra, Hermínio Santos, o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sintra, Francisco Rosa, o Presidente da NABUL - Associação de Bombeiros Ultramarinos, Manuel Correia, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Comandos dos Bombeiros de Portugal, Miguel Antunes, o Presidente da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Clemente Mitra, e o Tesoureiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Lisbonenses, Carlos Gaspar, em representação do Presidente da Direcção, Garcia Correia.

Não compareceu o Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, apesar de formalmente confirmada a sua presença, na véspera do evento, pelos serviços da Confederação.



Todas as Associações/Corpos de Bombeiros participantes foram distinguidas com um diploma conferido pela REVIVER MAIS, a cuja entrega procedeu o Vice-Presidente do CAE, França de Sousa, em representação dos operacionais que, há 50 anos, intervieram no grande incêndio na Serra de Sintra.

De resto, a actividade em causa marcou o início de um conjunto de evocações da efeméride atrás mencionada, pelo que realizar-se-ão, em ocasiões distintas: o lançamento de um site retrospectivo, uma conferência e uma exposição de peças alusivas aos bombeiros.

No final do almoço, num improvisado discurso, o Presidente Luís Miguel Baptista, congratulou-se com os resultados obtidos e referiu que "longe de se tratar de uma acção saudosista, a Mostra e outros eventos que se seguirão têm a suprema função de preservar a memória, já que é obrigação sentimental e estatutária da REVIVER MAIS proteger e exaltar a reserva moral dos bombeiros portugueses", sublinhando, a propósito: "É necessário saber dar dignidade e prestígio aos bombeiros do Quadro de Honra e impedir que os laivos de uma sociedade fragilizada, em termos de certos princípios e valores, se estendam e desvirtuam as estruturas dos bombeiros". Aquele responsável afirmou ainda que "é preciso fazer doutrina e não esquecer as nossas referências. Nenhuma Associação/Corpo de Bombeiros é obra do acaso. Tenhamos consciência de que o nosso tempo é uma consequência da acção exercida por aqueles que nos antecederam, o que tem de ser entendido e vivido com natural respeito pelas Direcções, pelos Comandos, por todos, sem excepção." 

Usaram também da palavra, Hermínio Santos, Pedro Araújo e Eduardo Casinhas, dirigindo todos eles palavras de muito apreço à REVIVER MAIS, quer pelos objectivos da iniciativa, quer pelas incidências sociais e culturais do plano de trabalho em curso.

O encerramento da Mostra voltou a prender novamente a atenção do público, abeirado nos passeios, uma vez que a retirada de todos os veículos do "Quartel Aberto", em coluna, fez recriar a saída, "à moda antiga", para um grande sinistro.


> Ver mais imagens do evento

> Jornal de Sintra, de 09.09.2016

> Jornal de Sintra, de 16.09.2016

> OUTRAS NOTÍCIAS