Faleceu o dedicado, competente e sempre disponível Secretário do Conselho de Administração Executivo, José Manuel Geraldes Neto, ex-Dirigente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche.
Porque de todo inesperada, foi com grande consternação que recebemos a notícia do seu falecimento.
Todo o órgão a que pertencia, mas em especial o Presidente da REVIVER MAIS, perde um colaborador nato - franco e leal - cuja acção será muitíssimo sentida. Discreto, mas de uma eficácia notável, no pensamento e na acção.
Quantas reflexões fizemos em voz alta, quantos quilómetros percorremos ao serviço da "nossa" Associação, planeando o que nos parecia ser o melhor para a respectiva estrutura interna, na óptica do progresso e modernidade.
Também os Bombeiros Portugueses vêem desaparecer um dos melhores entre os seus melhores servidores.
José Neto foi, de modo singular, um apaixonado e cultor da História dos Bombeiros. A ela se dedicou de alma e coração, no plano da investigação, da museologia e do coleccionismo. Era dono da maior, da mais completa e também da mais bem estruturada colecção de peças alusivas aos Bombeiros existente no país. Sonhava com a divulgação da mesma, expondo-a ao público em espaço físico e tecnicamente adequado. Não obstante a sua incessante acção, nunca houve uma entidade pública ou privada suficientemente sensível para acolher tão relevante acervo, fragmentos de história e memória de insofismável valor moral, cultural e artístico da Instituição-Bombeiros. Faltou justiça e reconhecimento.
Em períodos distintos, colaborou com a Liga dos Bombeiros Portugueses e o extinto Serviço Nacional de Bombeiros. Foi Delegado da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa, para a área museológica.
Fica a saudade de alguém que nos marcou indelevelmente pelas razões acima aduzidas, mas também pela visão esclarecida que tinha da vida, do relacionamento interpessoal e do papel das instituições na sociedade. Profundamente culto. Homem de valor e de valores.
Caro José Neto: A sede do nosso Secretariado Nacional, ambição legítima que ambos perseguimos desde 2015, entre outros, será em breve realidade. O seu nome e alguns dos seus registos fotográficos ali figurarão, por mérito próprio, nas respectivas paredes, honrando uma presença assídua que nunca esqueceremos.
Até sempre, Companheiro e Amigo!
26.07.2019
O Presidente do Conselho de Administração Executivo
Luís Miguel Baptista