Tributo ao Comandante França de Sousa (1935-2017)

Foto: José Manuel G. Neto

Dizia, com frequência e indisfarçável orgulho, que tinha mais anos de bombeiro do que de militar.

Na verdade, ingressou muito jovem nos Bombeiros Voluntários Lisbonenses (BVL).

José Francisco do Rio França de Sousa foi, seguramente, até hoje, um dos militares mais bem-sucedidos ao serviço dos bombeiros portugueses.

No limiar dos anos 60 tornou-se Comandante dos BVL. Era, então, Tenente da Guarda Nacional Republicana, iniciando uma longa e prestigiante trajectória.

Muito cedo granjeou fama junto dos seus pares, sobressaindo-se pela sua dedicação e competência, na organização e no comandamento operacionais.

Empreendedor, procurou sempre atingir a melhoria e o progresso dos meios destinados ao socorro.

Referência incontornável dos Bombeiros Voluntários da cidade de Lisboa, pertenceu à Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e à Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo ainda colaborado, entre outras entidades, com o Serviço Nacional de Bombeiros e a Escola Nacional de Bombeiros, onde foi formador. Exerceu as funções de Assessor do Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, General Paiva Monteiro.

Possuidor de importantes condecorações e louvores, quer como militar quer como bombeiro, sentia e vivia os bombeiros com uma desusada intensidade.

Igualmente conhecido pela sua postura disciplinada e disciplinadora, teve acção de mérito na reestruturação interna dos Corpos de Bombeiros que comandou, em períodos distintos: Lisbonenses e Algés.

No plano da REVIVER MAIS foi seu co-Fundador e destacado Dirigente. A ela se dedicou com desvelado cuidado e atenção.

Perseguia incessantemente o sonho da construção da Casa do Bombeiro, acalentando oportunidades com contagiante optimismo.

No contexto actual da Associação, na relação entre Presidente e Vice-Presidente, nem sempre partilhámos dos mesmos pontos de vista. Porém, em todos os momentos, a amizade de muitos anos falou mais alto.

"Obrigado pelas tuas sempre tão amigas palavras", escreveu poucos dias antes do seu falecimento, via sms, em resposta ao meu apelo e incentivo à vida, referindo, naquele que veio a ser o nosso último contacto: "Conto contigo."

Porque hoje já não podemos trocar mensagens, resta-me garantir-lhe, onde quer que se encontre, em meu nome e de todos os colegas do Conselho de Administração Executivo, que zelaremos pelo seu legado moral e cívico.

O Comandante França de Sousa permanecerá vivo - bem vivo - entre nós, numa clara e inequívoca afirmação colectiva da nossa vocação enquanto, também, ideólogos da memória.

Lisboa, 13 de Setembro de 2017


O Presidente do Conselho de Administração Executivo
Luís Miguel Baptista

> OUTRAS NOTÍCIAS