Mensagem


"GARANTIR O FUTURO, INOVANDO!"

Foto: Renato Mitra

Eis o lema sob o qual os actuais órgãos sociais da REVIVER MAIS foram eleitos no dia 29 de Novembro de 2014, em Assembleia Geral reunida na cidade de Gondomar. 

Na ocasião foi aprovado, por unanimidade e aclamação, subordinado ao mesmo lema, o Plano de Actividades para 2015, documento que, conforme o seu título indica, balizará a nossa acção no presente ano e, assim acreditamos, influenciará os demais do mandato que agora principia. 

Pela frente temos, portanto, para além da responsabilidade inerente às várias funções, um sério compromisso com os sócios que depositaram, em cada um de nós, inequívoca confiança. 

A todos, e em particular aos membros do Conselho de Administração Executivo (CAE), exige-se disponibilidade, colaboração, empenho e espírito de abertura à mudança, porquanto nenhuma instituição é capaz de resistir no tempo sem introduzir alterações na sua estrutura e alargar o âmbito das suas relações. Assim vão impondo as exigências dos tempos modernos, no plano das pessoas e das organizações, o mesmo é dizer, a afirmação da REVIVER MAIS como uma Associação dinâmica, actuante, presente na vida dos bombeiros portugueses e com visão de futuro. 

No que diz respeito ao Presidente do CAE, este não transigirá, em momento algum, relativamente àquilo que são os compromissos assumidos, legitimados pela vontade e pelo apoio inequívoco dos sócios. O Plano de Actividades é para ser cumprido! Assim como os demais instrumentos internos que definem e regulam, objectivamente, as competências individuais.

A inovação terá de ser assumida como desígnio institucional e elemento catalisador das nossas práticas quotidianas. É possível ir mais longe. Diria, antes, é necessário ir mais longe! 

Pese embora a existência da REVIVER MAIS há cerca de 13 anos, constata-se que o seu projecto social não se encontra ainda suficientemente interiorizado pelos bombeiros portugueses, sendo por vezes deturpado na sua especificidade. 

O diagnóstico a tal respeito está feito. Importa, agora, aplicar a terapia adequada para que possamos inverter a realidade e atingir o ponto de culminância que todos ambicionamos, consubstanciado em progresso e expansão.

Fazer solidariedade social é nossa missão, facto pelo qual, a dado momento, a REVIVER MAIS foi reconhecida, legalmente, como Instituição Particular de Solidariedade Social e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, sublinhe-se, no contexto de um longo e difícil processo em que ficou bem patente a determinação e persistência de anteriores executivos, também sinónimo da dedicação e competência da sua sucessiva liderança.

Ocupamos, no universo dos bombeiros portugueses, um espaço próprio. Nunca procurámos e nunca procuraremos ocupar o espaço de outras entidades. Pretendemos, isso sim, agir em condições de complementaridade, partindo do princípio de que todos não somos demais para dar protecção e dignidade, com humanidade, a quem serviu e serve, honradamente, o ideal do Bombeiro Português. É neste propósito que se insere, desde sempre, o objectivo maior da REVIVER MAIS: a construção da Casa do Bombeiro. Dar-lhe-emos a devida atenção, tratamento e divulgação, confiando-o, à semelhança de um departamento específico, a uma das Vice-Presidências do Conselho de Administração Executivo, que terá também a responsabilidade de coordenar a Comissão Pró-Casa do Bombeiro, a integrar por personalidades de reconhecida notoriedade, operacionais e dirigentes dos bombeiros, em actividade ou fora dela. 

Todos nós somos oriundos dos bombeiros, somos bombeiros - com e sem farda - porque nunca se deixa de ser bombeiro. Por isso mesmo, e porque somente os bombeiros justificam a existência da REVIVER MAIS, queremos ver a nossa Associação mais integrada, mais próxima, mais bem relacionada com todos que intervêm e interagem no sector dos bombeiros. Somente assim nos poderemos afirmar e sermos mais reconhecidos. 

Tudo faremos a fim de ir ao encontro das expectativas da nossa base social, isto é, REVIVER com maior intensidade, para que possamos fazer MAIS, em nome da solidariedade social. 

Acredito, veemente, como dirigente dos bombeiros e também na qualidade de sócio fundador desta Associação, que vamos conseguir alcançar novos patamares. Contudo, o envolvimento colectivo é determinante para o efeito, pelo que estão todos desde já mobilizados. 

No fundo, socorrendo-me do lema dos célebres "BDA", Bombeiros do Distrito de Aveiro, que em 2015 completam 50 anos de existência, "Nós queremos ser um só para melhor servir a todos". Façamos, pois, desta expressão emblemática, da autoria do grande e saudoso dirigente David Cristo, um apelo permanente à nossa consciência e à nossa participação.


O Presidente do Conselho de Administração Executivo
Luís Miguel Morgado Baptista

> OUTRAS NOTÍCIAS