Intervenção do Presidente da MAG no Encontro Nacional de Sócios da REVIVER MAIS | Porto de Mós, 4 de Junho de 2017


José Manuel Lourenço Baptista


Quando, em 13 de Abril de 2002, um grupo de 74 antigos operacionais e dirigentes dos bombeiros portugueses se reuniu num almoço de confraternização e decidiu ali mesmo dar os primeiros passos para a criação de uma Associação de cariz eminentemente social, nem os espíritos mais optimistas seriam capazes de prever que, no dia 4 de Junho de 2017, estaríamos a celebrar aqui em Porto de Mós o 15.º aniversário da sua fundação.

Com efeito, hoje estamos aqui, em Porto de Mós, numa saudável jornada para… reviver mais. Reviver mais, irmanados pelo forte sentimento de que é na fraternidade e na solidariedade que entronca a nossa força cívica para satisfação das necessidades sociais e a defesa dos mais genuínos valores da cultura associativa e voluntária que, há séculos vem caracterizando e prestigiando as instituições dos bombeiros portugueses. 

Reviver mais, é, pois, a nossa filosofia de vida, hoje, como ontem, e que continuará amanhã, na linha do generoso objectivo a que nos propusemos há 15 anos, aquando do memorável encontro realizado na Buraca, nesse risonho e feliz dia 13 de Abril de 2002, o verdadeiro berço do nascimento da nossa Associação. 

Caros Amigos e Companheiros!

Apesar das preocupantes incertezas que se abatem actualmente sobre o sector dos bombeiros no nosso país e do conturbado mundo em que vivemos, cada vez mais débil e pobre de valores, a nossa mensagem, no dia de hoje, é de confiança e de esperança no futuro. 

Confiança pelo simbolismo daquilo que fomos no passado e da força social que representamos no presente, e de esperança pelo muito que sentimos poder realizar com o melhor da nossa capacidade e saber, na exaltação dos valores humanitários e da solidariedade e na defesa dos ideais postos ao serviço da Causa dos Bombeiros Portugueses. 

Confiança, também, nos actuais órgãos sociais em que, sob o lema "Garantir o Futuro, Inovando!", o Conselho de Administração Executivo tem vindo a desenvolver um reconhecido e incessante trabalho ao nível do dirigismo, dinamizando a sua acção em várias frentes e respondendo à reconhecida necessidade de afirmar a nossa Associação, segundo processos que fortifiquem a sua estrutura, introduzindo mais-valias e conferindo maior visibilidade pública ao seu projecto social.

Os Operacionais e os Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, assim como as suas Famílias, na óptica da protecção social, da ocupação de tempos livres e da dignificação dos princípios e valores que nos inspiram colectivamente, são a razão da existência da nossa Associação. 

Natural é, pois, ambicionarmos estar cada vez mais próximos dos nossos sócios e também de a eles sermos mais úteis, dispensando-lhes sempre que necessário e humanamente possível, a nossa atenção e solidariedade. 

Esse estado de espírito pressupõe a tomada de novas opções e de novos compromissos, assentes numa lógica de modernidade, em consonância com a doutrina e o exemplo de generosidade de todos quantos estiveram na origem da REVIVER MAIS e a têm ajudado a consolidar até ao dia de hoje. 

Mas os desafios ao trabalho e a exigência, são factores inerentes às actividades planeadas. É nesse contexto que quero acentuar a minha intervenção, dizendo a todos vós que também não esqueço o objectivo da construção da Casa do Bombeiro, sonho de ontem, projecto de hoje, concretização do amanhã. Sobre esse importante equipamento social, sucessivamente adiado devido a vicissitudes de ordem económica, que, infelizmente, todos bem conhecemos, estou imensamente tranquilo porque sei que o Conselho de Administração Executivo está fortemente empenhado em potenciar a concretização desse projecto, com competência e à luz de muito bom senso e realismo. 

Amigos e Companheiros!

Termino, desejando-lhes a continuação de um excelente domingo e um óptimo regresso às vossas casas. 

Nas estimulantes presenças de todos vós neste tão significativo marco da vida da nossa Associação, saúdo todos os associados e amigos da REVIVER MAIS.

E como diria o nosso saudoso amigo, Professor Manuel Madeira Grilo, a quem sucedi neste cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e cuja memória aqui recordo perante vós, digo-vos do coração:

Obrigado por terdes vindo: BEM AJAIS 

Viva a Associação REVIVER MAIS!

Vivam os Bombeiros Portugueses!

> OUTRAS NOTÍCIAS