Prémio Bombeiro de Mérito: Vencedor é bombeiro nos Açores

O chefe do corpo de bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, S. Miguel - Açores, Raulino Machado Ventura, é o vencedor do Prémio Bombeiro de Mérito 2015, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com o apoio da Fundação Montepio.

Foto: Marques Valentim

Raulino Ventura arriscou a própria vida, em 2 de Julho de 2015, no salvamento a um cidadão estrangeiro que se encontrava no mar revolto junto da Praia de Santana, em Rabo de Peixe.

O homem, de origem checa, encontrava-se a meia centena de metros da costa agarrado a uma rocha, fustigado pelas vagas e evidenciando sinais de desorientação. Perante aquele quadro, com o perigo eminente do homem desaparecer no mar e apesar de não dispor no local de equipamentos apropriados e da impossibilidade de esperar por meios aquáticos vindos de Ponta Delgada, o chefe Raulino Ventura fez-se ao mar com uma simples bóia circular e conseguiu realizar o resgate com sucesso.

No âmbito do Prémio Bombeiro de Mérito, o Júri deliberou também atribuir o conjunto de menções honrosas previstas no regulamento.

Na menção "Câmara Municipal" a escolha do Júri recaiu na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Na menção "Dirigente Associativo" o presidente da assembleia-geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, Carlos Manuel Antunes Fernandes, foi o escolhido.

No âmbito do "Elemento do Quadro de Comando" a escolha recaiu no adjunto de comando do corpo de bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros de Portimão, Filipe Alexandre Tavares Pinto.

Na menção "Personalidade Empresarial ou Empresa" a escolha foi para a Lisnave, Estaleiros Navais SA.

No domínio "Personalidade da Sociedade Portuguesa" o Júri elegeu Alberto Couto Alves.


Fonte: Jornal "Bombeiros de Portugal"

> OUTRAS NOTÍCIAS