Faleceu o Comandante Ramiro Alegria (Sócio Fundador, n.º 21)

É com profundo pesar e consternação que os Órgãos Sociais da REVIVER MAIS comunicam o falecimento do Sócio Fundador, n.º 21, Comandante QH Ramiro Marques Ferreira Alegria (1925-2018), dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis.



Referência incontornável do nosso sector, em geral, e dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, em particular, pela unidade e afirmação dos quais se bateu, dedicada e competentemente, integrou os órgãos sociais da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e da Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro (FBDA).

Sempre atento e participativo, ainda hoje, apesar de retirado da vida activa, procurava manter-se actualizado, publicando interessantes artigos de opinião, de pendor técnico e doutrinário, no jornal "Bombeiros de Portugal". 

Desenvolveu uma longa actividade no Corpo de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, onde foi Comandante, de 13 de Agosto de 1960 a 18 de Novembro de 1988, data da sua passagem ao então Quadro Honorário. 

Destacou-se como um dos principais responsáveis pelo processo de reconstrução e ampliação do quartel-sede, concluído em Junho de 1977.

Entre 1986 e 1993, exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, demonstrando, tal como nos Bombeiros, elevado sentido de missão.

"Graças a Deus, acho que tudo o que fiz foi correcto", referiu há pouco tempo numa entrevista que concedeu, ao balancear a sua longa e bem sucedida trajectória.

Em virtude de relevantes serviços prestados à Causa do Voluntariado, nomeadamente, enquanto Comandante e Presidente da FBDA, mereceu ser agraciado com o Crachá de Ouro da LBP, ao tempo, a mais alta condecoração daquela Confederação. 

No plano da REVIVER MAIS, além de Sócio Fundador, distingui-nos sempre com a sua amizade e generosidade, o que muito apraz registar.

O funeral do malogrado Comandante realiza-se amanhã, terça feira, dia 17 de Abril, pelas 16 horas.

Por opção da família, o corpo encontra-se em câmara ardente na Galeria da Agência Funerária José Pina, em Oliveira de Azeméis (Rua Conde Santiago do Lobão, 7).

A nossa Associação estará representada nas cerimónias fúnebres pelo Presidente do Conselho Fiscal, Eng. José António da Piedade Laranjeira, bem como pelo Delegado Distrital, Comandante QH Gomes da Costa.

À Associação/Corpo de Bombeiros e Família enlutadas, os Órgãos Sociais da REVIVER MAIS apresentam sentidas condolências.

> OUTRAS NOTÍCIAS