REVIVER MAIS distingue Bombeiros do Dafundo

A REVIVER MAIS distinguiu a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Dafundo (AHBVD) com o Grau de Sócio Honorário, decorrente da proposta de nomeação subscrita pelo Conselho de Administração Executivo (CAE), aprovada, por unanimidade e aclamação, na Assembleia Geral realizada em Loures, a 25 de Novembro de 2017. 

Foto: José Manuel G. Neto

A entrega do correspondente Diploma verificou-se quando do encerramento da Assembleia Geral da nossa Associação, reunida ontem, dia 24 de Março, no Auditório Multiusos daquela instituição, para discussão e aprovação do Relatório e Contas do exercício do ano de 2017, bem como do Parecer do Conselho Fiscal. 

Coube ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Baptista, acompanhado do Presidente do CAE, Luís Miguel Baptista, formalizar o acto de distinção, tendo o Diploma de Sócio Honorário ficado em poder do Comandante QH Manuel Correia, na qualidade de representante da Direcção e do Comando da AHBVD.

O reconhecimento prestado fundamentou-se nos seguintes factos, destacados na oportunidade:

"Por influência directa da sua base social, a REVIVER MAIS configura, conforme vem sendo afirmado desde sempre, a reserva moral dos Bombeiros Portugueses, razão pela qual estamos também vocacionados para a preservação da memória colectiva e da memória histórica. 

Num tempo volátil como aquele em que vivemos, onde os mais nobres princípios e valores dos homens e das instituições tendem, muitas vezes, a ser subvertidos, importa, de facto, que nos empenhemos na defesa, intransigente, da nossa identidade cultural. 

A AHBVD é, na actualidade, a nível nacional, a instituição que mais sensibilidade vem revelando no domínio da preservação e divulgação da História dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente, ao nível do património histórico automóvel. 

O seu Museu Automóvel, único em todo o país, onde se encontram reunidos exemplares que outrora estiveram ao serviço dos nossos Corpos de Bombeiros, constitui, sem dúvida, um bom e digno exemplo de que a história poderá ser um acto vivo e pedagógico. 

Recorde-se, a propósito, a numerosa participação dos Bombeiros Voluntários do Dafundo na nossa I Mostra de Veículos Clássicos de Bombeiros, realizada em Sintra, o que muito contribuiu para o sucesso do evento. 

Face ao atrás referido, sem esquecer todo o investimento moral, cívico e material subjacente à existência do Museu Automóvel da AHBVD, é de louvar a acção desempenhada por aquela instituição, em especial, neste domínio tão específico, distinguindo-a como sócia honorária da REVIVER MAIS." 

> OUTRAS NOTÍCIAS